quinta-feira, 28 de maio de 2009

O perigo dos doces!




Meninas já vou avisando que o post vai ser longo! Tenho duas coisas a comentar...a primeira é que ontem fiz retorno no meu médico psiquiatra (tive depressão tem uns 3 anos e como a coisa foi feia eu me cuido até hoje) e relatei o aumento de peso. Eu na verdade sempre fui gordinha mas ano passado eu tinha chegado num peso bom pra mim. Até no verão eu estava relativamente satisfeita...engordei uns 7 quilos tem uns 3 meses. Então contei isso a ele pois pode ser um sintoma. Ele perguntou o que mudei na alimentação no período que engordei...bem eu só notei muito apetite por doces que eu tentava controlar mas ainda escapava muita coisa...e mais apetite à noite também.Bom aí ele me falou sobre o mecanismo do doce no cérebro.


O que ele me recomendou foi cortar o doce o máximo que for possível. Não entrar naquela de liberar final de semana ou só um pedacinho após o almoço como muita gente em dieta faz. Isso porque o doce libera uma substância de prazer no cérebro da qual ficamos mais dependentes conforme mais vezes comemos o doce. Quem não conhece pessoas que não ficam sem uma porção de doce após o almoço? Eu conheço várias! É questão de hábito e diz o médico que quanto mais espaçadamente o doce for ingerido mais fácil cortaremos o mecanismo no cérebro que irá pedir doce no dia seguinte, e no outro, e no outro.


Bom...ciente disso eu saí do consultório determinada a eliminar o máximo possível os doces da minha vida, por mais que goste! Mas ....a noite ocorreu uma situação em que fui perseguida por eles. Foi assim: combinei com uma amiga de ir num barzinho comemorar o níver dela com mais alguns conhecidos. Como toda boa moça em R.A comi antes de sair de casa um iogurte ligh e uma fatia de mamão...por volta das oito horas. Perfeito!


Mas o que eu não imaginava é que povo que saiu com a gente em plena quarta-feira estava bebia pra caramba e não estava nem aí para a hora de chegar em casa! Sem falar que prepararam uma surpresa pra aniversariante e compraram um bolo! Bem...chegando lá eles começaram a beber cerveja e eu que não bebo fiquei quietinha....massss....os baldinhos de boêmia não paravam de chegar na mesa e quando olhei pro relógio já era vinte pra uma da manhã! A esta altura eu que não fico acordada até este horário e estava morta de fome não resisti a comer babata e aipim fritos com eles, e acabei pedindo um drink com Vodka também. Aí chegou o tal bolo....e a aniversariante deixou ele de lado...pensei...que bom ela não vai cortar...vai levar pra casa!


Mas ela cortou e perguntou: quem quer??? Por que eu fui dizer que sim minha gente??? Porque? O bolo era bem pequenininho uma graça...e a fatia ficou minúscula...mas era uma delícia...isso só atiçou minha vontade de comer mais. E eu não ia pedir né? Aí lembrei que um dos meus presentes de níver foi duas barrinhas de chocolate da Cacau Show com sabores. Ganhei uma de pimenta e outra de chocolate. Eu comi a de pimenta no dia que ganhei bem de curiosa mesmo...e a outra eu tinha "escondido de mim mesma".


Mas foi comer o bolo e sabendo da jacada que eu já tinha feito pro diabinho gordo soprar na minha orelha "Já que....". Eu cheguei em casa e detonei a segunda barrinha! Mas não fiquei tãooo culpada porque pra mim serviu meio que como uma despedida: agora doces devem ficar longe de mim! E hoje sei que ontem quando a Helen perguntou: quem quer? Eu devia ter dito que não! Porque mesmo com o que já tinha comido estava melhor do que acrescentar à Jacada um fatia de bolo e um chocolate né? Mas detalhe que lembrei agora: o drink também era bem doce e levava calda de chocolate no fundo da taça! Tá vendo gente! Comprovadoooo....doce é melhor ficar longe...porque começou...a tendencia é continuar!


Bem mas hoje já começei o dia me exercitando logo cedo! Porque R.A é assim. Jacou num dia...recomeça no outro!!!

3 comentários:

  1. É, Jaque!!
    Foi uma jaquinha básica, mas o chocolate do "ja que..." merece puão de orelha!!! hahaha
    Ah... mas o q importa é q hj mesmo td começou bem e vc caminhou! Então tá td normal!! :D
    Te adoro tbm, amiga!!!
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,
    isso mesmo, comeu doces ontem? Hoje já pra atividade física com tudo!
    Tem que manter esse pensamento e essa atitude amiga, não se deixar abater pelo que comeu, caprichar o máximo de tempo que conseguir!
    Que horas você conseguiu voltar pra casa amiga? Fiquei até curiosa, hahaha
    bjosss

    ResponderExcluir