quinta-feira, 21 de maio de 2009

A matéria da Super Interessante que é uma farsa!


Meninas do desafio 20: hoje quero falar da minha indignação com a matéria da super...mas antes vou resumir rapidinho como tá o desafio. Ontem eu pequei por beliscar algumas coisinhas (um bis depois no almoço, duas balas na facul e de madrugada acordei com vontade de mastigar e peguei um maçã...acho que tudo bem neste caso) de resto fiz a alimentação bem certinha e 40 min de caminhada no meu simulador de caminhadas. Tomei os dois litros de àgua e o suco desintoxicante é que não sei como fica. Estou pensando em tomar chás.


Agora é hora de meter o pau!

Meninas li ontem na biblioteca da facul a matéria da Super Interessante que se chama "A farsa das dietas". Bom, quando eu soube que a matéria pregava que para emagrecer bastava cortar calorias independente de onde vinha (ou seja: coma o que quiser desde que você tenha um défcit calórico entre o que come e o que gasta diariamente) e que dizia outros absurdos como o fato de comer de 3 em 3 horas não ser bom para perder peso eu quis ler a revista correndo. Mas achei melhor pegar na biblioteca do que comprar. Bem que eu fiz.... a revista não vale um real!

Olha, a matéria estava baseada em uma pesquisa realizada na Europa se não me engano, em que gordinhos foram acompanhados em suas dietas sendo estas as mais diversas (com restrição de gorduras, de carboidratos, que contam apenas as calorias e liberando qualquer tipo de alimento e etc) e a conclusão que chegaram foi a seguinte: não importa o que você tira de sua dieta ...sim o quanto você tira em termos de calorias. Se comer menos do que gasta vai emagrecer em qualquer dieta. Mas detalhe: ISSO É A CONCLUSÃO DA SUPER INTERESSANTE!

A revista Saúde, que também trazia na capa matéria baseada na mesma pesquisa, interpretou a coisa bem diferente: disse que em termos de resultado realmente é isso. Mas que a longo prazo as escolhas do que colocamos ou não não prato faz sim muita diferença para a saúde da gente!

Mas isso era óbvioo! Eu digo por experiência própria: a dieta dos vigilantes (dos pontos) me prejudicou de modo geral pois como o objetivo maior é não ultrapassar os pontos eu não me preocupava com a qualidade da minha alimentação. Se eu tivesse que usar todos os pontos com guloseimas e não almoçar eu fazia! Além disso, tem o tal dos pontos flex semanais...que é para o pessoal "Jacar sem culpa". Já digo jacar pois duvido quem vai usar os flex com coisas saudáveis.

Aí imaginem: comendo tudo o que eu queria só controlando as quantidades o que acontecia? Perdia uns quilinhos mas parando de contar os pontos eu continuava com a mesma alimentação (erradíssima...só besteiras!) mas aumentava a quantidade! Imagina o desastre! Uma coisa a Super falou e é bem verdade: quando você faz dieta e depois para seu corpo acumula muito mais rapidamente gordura pois para ele você estava em período de pouca oferta de alimentos, então agora que tem ele não pode deixar de acumular. Seu corpo entende a falta de alimentos sempre como uma agressão (como se você estivesse em uma guerra, por exemplo), ele não entende que é intencional e que você tem alimentos à vontade ao seu alcance.

A Super interpretou tão de forma tão errada a pesquisa que o fim da matéria diz algo como: "se você está mais interessado na saúde do que na boa forma não perca tempo com dietas, coma o que você gosta. Seus pneuzinhos podem até ser charmosos". AGORA OLHA O ABSURDO DO CONFORMISMO!

Sem falar que logo em seguida estava ali do lado a revista saúde que dizia justamente o contrário: ela mostrava inclusive que alimentos com alta densidade calórica (um pedacinho de nada é uma bomba calórica) desregulam nossa função de saciedade. Pois eles são saciedade zero né (geralmente não contêm fibras, nem nada)? Mas fornecem muita energia! Então você tem que comer muito mais para ficar satisfeito mas isso normalmente gera uma descarga enorme de insulina no organismo (esses alimentos normalmente tem alto indice glicêmico..são os biscoitos recheados, doces, sobremesas, frituras...) e aí a longo prazo você engorda mais e mais.

Por outro lado, quem não sabe que os alimentos ricos em fibras são bons não só como cardápio de dieta, mas para o bom funcionamento do organismo em geral? Li na revista Saúde que previnem inclusive o câncer de intestino!

Ora, então como é que não vale a pena abrir mão das bobagens que comemos para comer melhor? Não é só uma questão de peso, mas de saúde.

Claro, algumas coisas que a Super disse fazem sentido: como o fato de que manter o peso é mais difícil do que perder. E que a longo prazo poquissímas pessoas conseguem manter o resultado de uma dieta. Mas quer saber? Isso ocorre porque elas não mudam hábitos, e sim se privam de certos alimentos ou diminuem a quantidade apenas em busca de um resultado. Como eu li ontem: é preciso saber que não é uma questão de perder peso e depois entrar na "manutenção" onde você vai poder comer tudo que quiser. É preciso levar os hábitos pro resto da vida se quiser manter o resultado.


NISSO EU CONCORDEI TOTALMENTE, MAS SÓ NISSO!

E vocês meninas o que acharam?

Beijos Jaque

7 comentários:

  1. Jaque, eu tb li a Super. Achei louquissima. Mas não adianta nada disso, já estamos cansadas de saber...Temos que ter controle de nós mesmas. Fazendo aquilo que tá dentro dos nossos limites. Nos conhecermos e aprender a fezer o que nosso organismo pede. Afinal, Deus quando nos fez jogu a forma fora. Somos únicas, ninguém é igual a nós. Vamos dentro do que a gente é, da nossa realidade, né ??? Beijocas
    P.S.: BIS lá em casa é uma tortura, minha filha ama o branco, marido ama o preto. Todo mercantil tem que ter 2 caixinhas... Ai, só Jesus na minha causa, kakakakakaka...

    ResponderExcluir
  2. jaque
    acho que o x da questao é essa, sermos criticos com td que lemos, pq informações mil encontramos na midia, seja ela net ou impressa....
    ja estamos nessa caminhada a tempos e bem sabemos, o que é obvio, se diminuir o que come, fatalmente vai perder peso...rsss
    mas o negocio nao é simplesmente diminuir, mas saber diminuir, o que diminuir e as coisas que escolhemos...
    cada organismo é um e o que funciona pro joao, pode nao funcionar para a jaque, ou para a paula...e assim vai...
    ai jisuis....chocolate.....ui!!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo uma dieta de baixo valor glicêmico.

    Meu nutricionista diz que a dieta ideal - aquela que você pode seguir para o resto da vida - inclui apenas alimentos com baixo e moderado índice glicêmico e que os alimentos de alto índice glicêmico devem ser reservados para os periodos de pratica de atividade fisica de moderada a intensa...

    Bjo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaque, nessa reportagem a Super pecou e muito !!!
    Tinha tanta abobrinha !!!
    Eu discordo de quase tudo que foi dito lá !!
    Vai saber o que se passou na cabeça da pessoa que pesquisou e escreveu a respeito né !!!
    Fogo !!!

    Deixei lá no meu Blog um selinho pra vc tá !!!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  5. É por acreditar nessas informações incompletas que muita gente (inclusiv eu) já emagreceu e engordou várias vezes! A reeducação alimentar é que é o caminho certo e não só o simples fato de cortar. Eu já troquei alimento de verdade por um Sonho de Valsa, várias vezes e olha eu aqui, de novo, outra vez, rsrsrsr.
    Melhor comprar a revista Saúde.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi flor tem um selinho pra tu no meu blog, e bem legal... e quanto a materia... aff agente ve cada coisa que fica tudo muito confuso né...

    beijão e força na peruca!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi,Jaque!Td bem?Pois é eu já vi inúmeros comentários sobre essa reportagem, uns falaram muito bem outros muito mal.Eu tenho a seguinte opinião, toda generalização é burra tipo eu não posso simplesmente dizer "Jaque faz isso e tu obterá o resultado x", eu não sei quais são teus hábitos de vida, qual tua rotina o que tu come e tudo mais, portanto acho que cada uma de nós tem que encontrar sua própria dieta, seu próprio ritmo pra vencer essa batalha contra a balança.
    cuide-se!
    Um ótimo findi!
    Beijosss

    ResponderExcluir