quinta-feira, 30 de abril de 2009

Primeira Jaca!



Ixii meninas ontem Jaquei a noite! Foi tudo com produtos light ou da própria dieta...me excedi na quantidade....comi meio pacote de cookies integrais a noite, fruta e um pedaço de chocolate light que minha mãe inventou de trazer do mercado!


Me achei ridícula depois...pois foi algo sem a menor necessidade...fui comer os cookies após comer um iogurte molico e uma fruta...ou seja...fome não foi! É que os danadinhos dos biscoitos tinham cobertura de chocolate...uma delícia...inclusive não são muito calóricos e na quantidade certa eu recomendo mesmo! Seis unidades tem 130 calorias e dá para trocar pelo pão no café da manhã pois contêm fibras e são deliciosos! Mas o problema é que são o tipo de alimento light que instigam a comer mais. De tão gostoso que é...sabe? Aí cheguei da facul....comecei a conversar e a comer distraidamente quando vi já foi! Depois me senti superrr mal! E acordei hoje de manhã sem fome e com dor de cabeça!


O único lado bom da janta de ontem foi perceber que não consigo ficar mais um dia sem comer fruta...cheguei em casa ontem mortaaa de vontade de cair de boca em uma maça ou pêra...pois o dia foi corrido e eu não comi fruta por pura falta de tempo! Afinal é o tipo de alimento que pra comer na rua é complicado pois suja né?




Bom meninas, mas não pensem que desanimei não! Hoje já retomei tudo! Ahhh amanhã vou viajar pra um local onde passarei dois dias e será impossível seguiar a R.A. Farei um curso de imersão em Língua Inglesa na serra (onde se come só delícias) e o local é afastado de tudo. Acho que não vale a pena levar alimentos pois além do transtorno eu me sentiria ridícula perto dos colegas...imagine você fazer dieta (de forma precária ainda pois não haveria nem onde eu aquecer uma xícara de leite que fosse) enquanto todo mundo se delicia com os quitutes serranos. Bem.... por um lado estou feliz de só pegar a dieta com o médico semana que vem. Assim não me sinto furando depois de começar oficialmente. Mas jurei que embora saiba que amanhã não tem R.A. hoje farei tudo certinho...não quero saber e pensamentos de gordo do tipo "já que vou furar amanhã já começo por hoje". Nada disso!!!


Beijos a todas!



quarta-feira, 29 de abril de 2009

Not too bad!




Meninas vim contar sobre a consulta médica conforme prometi! Em primeiro lugar desci contente da balança. A danadinha acusou 71,900 estando eu no primeiro dia da "red zone". E eu esperava no mínimo 75 quilos! Olha como eu estava apocalíptica! No dia em que pesei já fazia uma semana que eu estava de RA no capricho...infelizmente minha falta de coragem fez com que eu não saiba que resultado tive nesta primeira semana...mas pelo que a balança e uma calça jeans indicaram algum resultado tive sim!


Bem...gostei do médico porque ele não prescreveu dieta sem pedir exames, o que demonstrou responsabilidade da parte dele, confesso que meu maior medo era mais um endócrino do tipo que imprimisse uma dieta pronta do computadar e que está na cara que ele passa a mesma para todos que o procuram, e me mandasse embora.


Bem...o difícil foi sair do médico, sabendo que não pegaria a dieta esta semana e que não estou tão pesada assim e não usar como desculpa para cair de boca em doces e guloseimas...no melhor estilo "despedida de gordo". Mas eu não fiz isso não...e não faltou oportunidade! Hoje de manhã quando fui fazer o exame já estava a 14 horas em jejum (foi necessário) e eu tomei café em uma lanchone que tinha coisas maravilhosas para se comer. Qual foi minha opção? Uma fatia de torta integral de banana e um café com leite! Deixei pra trás o bolo de cenoura com cobertura de chocolate que eu tanto queria e as tortas incríveis que estavam no balcão....sem falar numa bandeja de docinhos que só de lembrar fico com agua na boca! Acabo de sair de uma reunião com coffee break...fiquei com café com leite e dois mini-folhadinhos adocicados (os outros participantes comeram no mínimo meia dúzia destes folhadinhos). Só peguei dois também porque eram minúsculos e como já sei que toda reunião (acontece de 15 em 15 dias) tem algo para comer eu substituo pelo lanche da tarde (que normalmente é uma barra de cereal, fruta ou alguns biscoitos....mas ao substituir tenho que ficar com uma ou duas unidades do que é servido pois a diferença calórica é muito grande né?)


Bom meninas é isso por hoje! Escrevo com pressa porque estou na facul! Beijinhos

terça-feira, 28 de abril de 2009

Carboidratos: ajustando as quantidades!



Daí meninas como vai a RA? A minha está indo bem e graças a Deus a compulsão por doces passou. A Paula, queria companheira blogueira, me falou que podia ser falta de serotonina. Acredito que podia sim pois eu lembrei depois do que ela falou de que estava prestes a chegar na "red zone" e a danadinha veio hoje. Com ela a compulsão por doces se foi...descobri isso ontem quando uma colega de facul comeu bananada (amoo!) na minha frente e eu nem me importei.

Ontem, durante uma visita a biblioteca da Universidade encontrei por acaso um livro de Nutrição que trazia muitas orientações interessantes. Fiquei muito feliz em perceber o quanto se alimentar bem é difícil e eu percebi que consigo isso! A maioria das dicas eu já sigo! Só percebi que estava me perdendo quanto à porção de carboidratos. Eu pensava que um pão francês e 3/4 de xícara de granola correspondiam a uma boa porção de carboidrato para uma refeição. No livro descobri que meio pãozinho e 2 colheres de sopa de granola é que correspondem a uma porção de carboidrato e que eu estava comendo a mais, me baseando somente nas calorias, pois eu compro tudo light.


Isso estava me prejudicando pois, por exemplo no caso da gronola. Com a meia xícara ou um pouquinho mais eu que estava acostumada a comer pela manhã com leite e adoçante meu café ficava só nisso. Com apenas duas colheres eu me obriguei a comer uma fruta para não ficar com fome. Hoje vejo que as porções indicadas por médicos e nutricionistas tem uma razão de ser. Se comemos muito de uma coisa não temos apetite para outras, e variedade, principalmente quando se fala de frutas, legumes e fibras é muito importante!

Ahhh hoje tenho consulta médica! Amanhã conto tudinho!!!

Beijos!!!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Salva pela gelatina diet!



Bom começo de semana light a todas! Que seja muitooo controlada e ao mesmo tempo gostosa! Sim é possível basta saber escolher os alimentos! Quanto ao find: não jaquei na minha opinião, mas...foi bemmm difícil! A compulsão por doces estava a mil, ao ponto de eu ter que trocar refeições por eles! Sem falar em refeições bemm light mas que revelam uma vontade louca de comer doce...por exemplo....no sábado abri mão do carboidrato no almoço para duplicar a sobremesa (normalmente como uma fruta após o almoço se tenho em casa...aí como abri mão do arroz ou do macarrão comi uma laranja e mais uma barra de ceral com chocolate). Na verdade eu fiz uma troca...e até um tanto justa pois a barra de cereal também é rica em carboidrato.

Duas outras refeições que fiz bem light também seguraram a onda do doce...mas dava de ver que eu tava uma formiga: em uma delas comi um mamão papaya inteiro com adoçante e na outra duas (!) gelatinas diet inteiras!

No domindo a noite....já louca por algo doce porém "com sustância" troquei a janta por meia xícara de canjica preparada de forma light (com leite desnatado, adoçante forno e fogão, um pouquinho de coco ralado e canela...sem direito a leite condensado no caso).

Como é claro deu muita fome mais tarde, afinal, o que é meia xícra de cajica no lugar de uma refeição completa? Foi aí que ataquei a gelatina!

Bom acho que em geral me saí super bem...mas espero que esta fase formigona passe logo! Vocês não tem noção a aflição que eu fiquei em certos momentos.....a minha vontade domingo à tarde era cair de boca em um pedaço enorme de bolo com chocolate quente!

Graças a Deus venci!!!

Beijão light pra todas.

domingo, 26 de abril de 2009

Antes de mais nada quero agradecer a cada comentário! Estou até impressionada com o número de visitas para um blog que está recém começando! Por isso resolvi caprichar e ontem fui ao mercado para umas comprinhas básicas. Assim pude trazer para casa tudo que vou precisar para a R.A esta semana e também os ingredientes do fondue cuja receita eu queria testar e postar aqui! Bom a alimentação durante o find foi boa....dei uma jacada na sexta a noite comendo um pastel frito de frango que não estava previsto, mas eu fiquei feliz comer "só" isso e não utilizar o deslize como desculpa para comer muito mais, como eu fazia antes.

Sábado a noite bateu aquela angústia de mastigar...ainda bem que eu tinha um pacote de maçã desidratada e ficou tudo bem! :)

Hoje de manhã acordei com muita fome, talvez seja agonia de ter ido dormir vendo todos da família comendo pipoca e salgadinhos enquanto eu fiquei na maçã seca. Ir ao mercado tem o lado ruim de ver as tentações e ninguém mais aqui em casa está de dieta. Aí imagem as delícias que tinha para o café hoje de manhã. O que fiz foi começar por uma fruta e depois tomar o café com leite e o carboidrato. Ficou ótimo pois quando fui tomar o café já não estava com fome então resisti muito bem à pastéizinhos de carne, doce de leite, rosca, broinhas de nata e outras coisas mais que estavam na mesa.



Mas vamos ao que interessa e paremos de falar de comida "de gordo"...aqui vai minha receita de fondue light (e diet) testada e super aprovada:





FONDUE LIGHT



* 2 xíc. de leite desnatado

* 3 colheres de achocolatado light

* 2 colheres de sopa bem cheias de adoçante forno e fogão (aconselho marca Tal e Qual se for outro usar quantidade a gosto pois cada um destes produtos tem poder adoçante diferente dos outros)

* 2 colheres de amido de milho (Maizena)

* Frutas para acompanhar



Modo de preparo: misturar todos os quatro primeiros ingredientes frios em uma panela e só depois ligar o fogo. Mexer até engrossar bem. Servir com as frutas. Eu usei morangos e ficou ótimo!



PS: Eu falei que o Fondue era light e diet porque pode ser consumido por diabéticos também. Hoje de manhã experimentei uma nova geléia light (de morango da marca Mumu) muito boa, recomendo! Mas ao ler a composição vi que leva açucar e aí lembrei de uma das minhas amiguinhas diet, que é inclusive minha aluno no curso de Inglês e além da dieta de baixa caloria precisa cuidar do açucar por ser diabética. Então sempre que eu postar uma receitinha aqui vou indicar que pode ou não ser consumida por pessoas como ela.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Firme e forte!




Olá meninass!

Vou postar por ontem e por hoje ok? Ontem não deu tempo mesmo! Bem...acredito que fui bem nos dois dias...estou anotando em um caderno tudo que estou comendo. Meu cardápio é basicamente este:


Café da manhã:

Café com leite e adoçante + porção de carboidrato (2 fatias de pão light, por exemplo ou quantidade compatível de biscoito simples ex. 4 ou 5)
Outras opções: mingau preparado com leite desnatado e três colheres de mucilon ou 3/4 de xíc. de granola.


Lanche da manha: Barra de cereal, fruta ou iogurte light.

Almoço:

3 c.s. de carboidrato (só pode um tipo por vez), uma porção de carne e saladas e legumes cozidos à vontade.

Sobremesa: 1 fruta, Gelatina diet e conforme o almoço (se for mais leve ou se abrir mão do carboidrato) 1 barra de ceral com chocolate.

Lanche da tarde: mesmas opções do lanche da manhã.

Janta: Pode repetir o almoço ou o café da manhã. Também é uma boa opção incluir sopa nesta refeição.


Claro que nem sempre dá pra fazer assim...por exemplo...ontem dei aula a tarde toda e ficou complicado fazer tantas refeições. No almoço abri mão da porção de carboidrato e a tarde fiz um lanche caprichado às 16:30 na padaria (café com leite e adoçante e pastel assado). Considerei este lanche uma espécie de janta no caso, principalmente porque o recheio do pastel era banana e chocolate. Mesmo sendo assado e sabendo que eu não tinha comido carboidrato no almoço eu me senti um pouco culpada, confesso. Então a noite comi só uma laranja e uma xícara de leite quente com um pouquinho de Mucilon (obs: 3 c.s do Mucilon tem 87 calorias e dá um bom mingau com uma xíc de leite desnatado) ao chegar em casa.

O que acharam da minha dieta meninas

terça-feira, 21 de abril de 2009

Porque RA é um desafio que vale a pena!







Meninas,


Dou início a este blog um tanto angustiada. Sinto que engordei ao menos uns cinco quilos e não tenho nem coragem de me pesar. Preciso fazer algo urgente e este é o meu primeiro passo em direção à mudança. Ontem antes de mais uma de minhas inúmeras "despedidas alimentares" - saí para um rodízio de pizza com uma visita de outra cidade que se hospedou aqui em casa e fui escalada para levá-lo para dar uma volta - percebi que uma das minhas calcas jenas favoritas comprada antes do Natal e que no Reveillon vestia perfeitamente já não serve mais. Lembro que usei ela um tanto apertada a um mês atrás mas ainda usei. Sinal que o fato de ter relaxado realmente me fez ganhar peso. Só não estou com coragem de encarar os números. Penso em consultar um endócrimo para pegar mais algumas orientações embora eu saiba bem como fazer uma dieta. Mas sabe aquela coisa de precisar de alguém que diga o que você vai comer e cobre resultado a cada mês como uma forma de garantir que a coisa dê mais certo? Acho que é isso que espero da consulta.

Bom...eu falei em despedida alimentar né? É aquela coisa de você saber que precisa encarar uma dieta séria e diz: essa é a última refeição que faço sem contar calorias...só que nesta história já fiz inúmeras despedidas...principalmente depois de furar um dia de dieta. Já notei que é válvula de escape para frustações e também para quando eu fico decepcionada comigo mesma por não conseguir comer só o que havia planejado inicialmente. Muitas vezes planejo comer só uma fruta, por exemplo, mas não resisto a pão ou biscoitos se tem em casa, principalmente quando recém chegados do mercado. Aí fico surpertriste e penso..."já que hoje já furei mesmo"....sabem como é né?

Quero parar com este ciclo de comilança e tristeza e caprichar pra valer! Ando tão triste que minha auto-estima caiu e eu que era super vaidosa já não me cuido tanto! Vou me policiar quanto a isso também. Não é porque estou gordinha que tenho que andar por aí desleixada não é?

Conto com o apoio de todas!


Super Beijooo


Jaque