terça-feira, 28 de abril de 2009

Carboidratos: ajustando as quantidades!



Daí meninas como vai a RA? A minha está indo bem e graças a Deus a compulsão por doces passou. A Paula, queria companheira blogueira, me falou que podia ser falta de serotonina. Acredito que podia sim pois eu lembrei depois do que ela falou de que estava prestes a chegar na "red zone" e a danadinha veio hoje. Com ela a compulsão por doces se foi...descobri isso ontem quando uma colega de facul comeu bananada (amoo!) na minha frente e eu nem me importei.

Ontem, durante uma visita a biblioteca da Universidade encontrei por acaso um livro de Nutrição que trazia muitas orientações interessantes. Fiquei muito feliz em perceber o quanto se alimentar bem é difícil e eu percebi que consigo isso! A maioria das dicas eu já sigo! Só percebi que estava me perdendo quanto à porção de carboidratos. Eu pensava que um pão francês e 3/4 de xícara de granola correspondiam a uma boa porção de carboidrato para uma refeição. No livro descobri que meio pãozinho e 2 colheres de sopa de granola é que correspondem a uma porção de carboidrato e que eu estava comendo a mais, me baseando somente nas calorias, pois eu compro tudo light.


Isso estava me prejudicando pois, por exemplo no caso da gronola. Com a meia xícara ou um pouquinho mais eu que estava acostumada a comer pela manhã com leite e adoçante meu café ficava só nisso. Com apenas duas colheres eu me obriguei a comer uma fruta para não ficar com fome. Hoje vejo que as porções indicadas por médicos e nutricionistas tem uma razão de ser. Se comemos muito de uma coisa não temos apetite para outras, e variedade, principalmente quando se fala de frutas, legumes e fibras é muito importante!

Ahhh hoje tenho consulta médica! Amanhã conto tudinho!!!

Beijos!!!

3 comentários:

  1. to passando pra divulgar meu blog de receitinhas lights: http://asustentavellevezadeser.blogspot.com/

    to fazendo vigilantes do peso e posto minhas receitas com a pontuacao deles.

    se tiver interesse, passa la!

    bjos e vamo q vamo!

    ResponderExcluir
  2. oie!!! a ra ta bem graças a DEus!!! tb vou no medico, endocrinologista e nutrologo :D
    bjss e muita força para nós!

    ResponderExcluir